Procedimentos Contábeis
PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS
Disciplina: Introdução à Contabilidade
Professor: Tiago Martins
CAMPO MOURÃO, 16 DE JUNHO DE 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão expostos os procedimentos contábeis que são utilizados em nosso país, por diversas entidades diante da necessidade imposta pela legislação vigente.
De acordo com Favero et al (2011), a contabilidade deve gerar informações conforme a necessidade de seus usuários. Assim, quanto mais rápido os usuários recebê-las, maior será a possibilidade de tomar boas decisões.
Diante disso, mesmo as informações mais padronizadas, devem ser realizadas com eficácia e veracidade, para que não haja distorções quanto a real necessidade de cada empresa, gerando assim confiabilidade.
1. CONTAS
De um modo geral, segundo Favero et al (2011), a conte tem por finalidade reunir fatos contábeis de uma mesma natureza, sendo identificada por um título que qualifica um componente do patrimônio.
Para Iudícibus et al (1996) as operações que ocasionam aumentos e diminuições no Ativo, no Passivo e no Patrimônio Liquido são registradas em contas. Exemplos destas: Caixa, Veículos, Móveis e Utensílios, dentre outras.
As contas, para Favero et al (2011) apresentam características qualitativas (nomes) e quantitativas (valores). Diante disso, podem ser classificadas em:
Contas Integrais – também chamadas de patrimoniais, normalmente fazem parte da estática patrimonial. Exemplos: Conta caixa, banco, duplicatas a receber, fornecedores, etc.;
Contas Diferenciais – ou Contas de Resultados, são as receitas e despesas oriundas de operações da entidade em determinado período e que serão utilizadas na confrontação para a apuração do resultado desse período. Exemplos: Vendas a vista e a prazo, despesas financeiras, custo das mercadorias vendidas, etc.
2. TIPOS DE