Procedimentos contábeis básicos
1. FATOS CONTÁBEIS - TIPOS E EFEITOS NO PATRIMÔNIO
Fatos contábeis são ocorrências nas empresas que provocam alterações no seu patrimônio e, por isso, são captadas pela contabilidade e são passíveis de contabilização. Diferencia-se do ato administrativo, pelo fato de que este poderá vir a provocar alguma alteração no patrimônio futuramente e não são registrados pela contabilidade no momento da sua realização. Somente serão contabilizados quando ocorrer a efetiva alteração no patrimônio, ou quando este ato se transforma em fato contábil.
A contratação de um empregado, por exemplo, é um ato administrativo, pois não provoca nenhum registro contábil. Já o pagamento do salário do empregado é um fato contábil e requer um registro, porque modificou o patrimônio gerando uma despesa e a saída de dinheiro do caixa ou do banco. Os fatos contábeis se dividem em:
1.1. FATO CONTÁBIL PERMUTATIVO
É o fato que não provoca alteração na situação líquida patrimonial. Ocorre somente uma troca ou permuta entre os elementos patrimoniais.
1.2. FATO CONTÁBIL MODIFICATIVO
È o fato que provoca alteração, aumentando ou diminuindo a situação líquida patrimonial. Por isso, se subdivide em Fato Contábil Modificativo aumentativo e diminutivo.
1.3. FATO CONTÁBIL MISTO
É aquele que, ao mesmo tempo, é permutativo e modificativo, ou seja, envolve os dois tipos de fatos anteriores. Também se subdivide em Fato Contábil Misto aumentativo e diminutivo.
Exemplos de Fatos Contábeis:
• Permutativo Compra de mercadorias à vista ou a prazo
Aumenta Mercadorias
Diminui Caixa ou aumenta Fornecedores
• Modificativo Diminutivo Despesa à vista ou a prazo
Diminui Caixa/Bancos ou aumenta obrigações
Diminui o Patrimônio Líquido, através da despesa
• Modificativo Aumentativo Receita à vista ou a prazo
Aumenta Caixa ou Direitos a Receber
Aumenta o Patrimônio Líquido, através da receita
• Misto Diminutivo Pagamento a fornecedores com