Procedimento Operacional Padrão
Sigla/ Termo
Significação
-
-
1. OBJETIVO
Este procedimento tem como objetivo, determinar um procedimento padrão quanto a limpeza e apresentação das áreas.
2. RESPONSABILIDADES
Este procedimento é responsabilidade da Direção do Laboratório, que contará com a colaboração de todos responsáveis pelos setores para a disseminação e monitorização deste procedimento. Há ainda co-responsabilidade de todos os funcionários do laboratório, desde que devidamente instruídos.
Compete a todos os funcionários do Laboratório Vila Rica, do setor técnico e administrativo, o cumprimento deste Procedimento Operacional Padrão.
3. METODOLOGIA
3.1 Setor Administrativo:
As dependências do setor administrativo são limpas semanalmente, com detergente, hipoclorito de sódio e nipobac-plus. Diariamente, o lixo é recolhido em todas as salas e disponibilizado para a coleta como “resíduo comum”.
Os colaboradores de cada área são orientados a mantê-las sempre organizadas, cuidando para que as áreas de passagem estejam desimpedidas e as mesas contendo apenas o material utilizado no momento. 3.2 Setor de Recepção e Coleta:
As dependências dos setores de recepção e coleta são limpas diariamente. O chão da recepção, as salas de coleta e banheiros são limpos com Nipo Bac antes da abertura do laboratório. Posteriormente, é coletado o lixo da recepção, salas de coleta e banheiro. As macas da sala de coleta e dos balcões da recepção são limpas, primeiramente, com Nipo Lat e, posteriormente, Nipo Bac.
Após a diminuição do movimento para a coleta, realiza-se a limpeza do chão da recepção, salas de coleta e banheiros; primeiramente com uma solução de água, detergente e água sanitária. Posteriormente, Nipo Bac.
Durante a rotina, se necessário, é realizada limpeza na área requerida.
Os colaboradores de cada área são orientados a mantê-las sempre organizadas, cuidando para que as áreas de passagem estejam desimpedidas e as mesas contendo apenas o