Procedimento operacional padrao
Este manual de procedimentos operacional padrão é de fundamental importância para os procedimentos realizados no transporte e conservação de amostras que forem coletadas fora do laboratório, e deve permanecer em local de fácil acesso para todos que trabalham no setor estejam sabendo como devem proceder.
É de fundamental importância a rigorosa aplicação das rotinas aqui descritas para garantir o máximo de segurança no trabalho.
Redigido, Revisado e Aprovado por Anne Vasconcelos
Data da Vigência 01.02.2012
BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO
A biossegurança trata de medidas que visam proteger os profissionais de possíveis contaminações no ambiente de trabalho. Podemos caracterizá-lo no aspecto abrangente, relacionando à segurança aos mais diversos fatores de riscos, que possam afetar a vida humana, como : exposição à produtos tóxicos de diferentes origens, acidentes elétricos, etc... e no aspecto mais restrito, relacionado a segurança aos fatores de riscos inerentes ao ambiente laboratorial, e a razão da exposição à patógenos biológicos. Programas de biossegurança tem sido adotados, sobretudo, após o advento da AIDS, como meta prioritária dos serviços de banco de sangue, envolvendo todo quadro funcional, como objetivo único de prevenir a morbidade e a mortalidade ligadas ao ambiente de trabalho. Constitui assim um processo complexo que compreende desde a identificação das situações de perigo até a completa eliminação dos ricos de contaminação, ou outros acidentes, que impliquem prejuízo à saúde coletiva e individual.
Todas as medidas de biossegurança devem preveni os riscos em potencial, tanto para os clientes quanto para os profissionais envolvidos, e compreende:
· EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO NDIVIDUAL
Equipamentos de Biossegurança Obrigatórios:
JALECO – deve ser branco, com mangas longas, punho, comprimento abaixo dos joelhos e fechada ao longo de toda sua altura. LUVAS _ devem