Procedimento gestão da formação
Estabelecer o Procedimento referente à melhoria da competência, formação e consciencialização dos colaboradores.
2. Âmbito
Avaliar as necessidades de formação; Planear a formação; Seleccionar os colaboradores; Desenvolver a formação; Avaliar os resultados da Formação; Avaliar a eficácia da formação.
3. Procedimento
3.1. Como se faz o levantamento das necessidades de formação:
Os responsáveis pelas várias áreas de intervenção identificam as lacunas ao nível da competência e formação dos colaboradores e comunicam ao responsável dos recursos humanos e direcção.
São seleccionados as áreas de formação e os participantes de acordo com a verba e tempo disponibilizados para a realização da formação.
3.2. Como se seleccionam os colaboradores:
Os colaboradores são seleccionados para as formações tendo em conta a necessidade de conhecimentos fundamentais para o desempenho da sua função.
3.3. Como se planeia a formação:
Durante os meses de Setembro e de Outubro são pesquisadas as entidades formadoras de modo a elaborar o plano de formação, onde são definidas as áreas de formação a desenvolver, tendo por base as necessidades previamente levantadas.
3.4. Como se desenvolve a formação:
Depois de seleccionados os colaboradores e as áreas de formação são calendarizados os dias de formação e a sua periodicidade tendo em conta a necessidade de assegurar as funções dos colaboradores na Instituição.
3.5. Como se avaliam os resultados da formação
Após a realização da formação é entregue um inquérito de satisfação aos formados e formadores no qual se avalia os objectivos abordados na formação e a sua aplicabilidade no dia-a-dia da instituição.
3.6. Como se avalia a eficácia da formação
Após a realização da formação, com uma periodicidade trimestral, é avaliado o desempenho dos colaboradores tendo em conta os aspectos abordados na formação, verificando se colocam em prática as