PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL CALOR DE DISSOLU O
3.1 Fluxograma
Padronização do NaOH
Titulação do ácido benzóico
3.2. Materiais
(6) Erlenmeyers de 1 de 300 mL e 5 de 250 mL;
(1) Pipetador;
(2) termômetros;
(1) Pipeta volumétrica de 25 mL;
(1) Bureta de 50 mL;
(1) proveta de 50 mL;
(1) Bastão de vidro;
(1) Suporte Universal;
Termostato e
(1) Garra.
3.3. Reagentes utilizados
Hidróxido de sódio NaOH - nome usual: solução de hidróxido de sódio; soda cáustica, solução; lixívia de soda. Aparência: liquido denso, sem coloração, sem odor, afunda e mistura com água. Propriedades físico-químicas: Ponto de ebulição: > 130 ºC, densidade relativa: 1,5 a 20 ºC, pressão de vapor: 1 mmHg a 739 ºC, solubilidade na água: miscível. Reatividade química com materiais comuns: corrosivo para alumínio, zinco e estanho. Em contato com alguns metais, pode gerar gás hidrogênio que é explosivo e inflamável. Grau de pureza: 50 – 73%. Toxicidade: Evitar contato com o líquido, porque queima a pele e os olhos. Prejudicial se ingerido.
Ftalato ácido de potássio C8H5KO4 - nome usual: biftalato de potássio. Aparência: produto orgânico cristais brancos, solúvel em 12 partes de água fria e 3 partes em água quente. Solúvel em álcool. Propriedades físico-químicas: Peso molecular: 204,23, densidade: 1,64 g/ cm3. Toxicidade:substancia não perigosa. Não ingerir e evitar contato com os olhos e não respirar o pó.
Fenolftaleína C20H14O4 - Nome usual: isobenzofuranose. Fórmula molecular: Aparência: pó branco ou creme. Propriedades físico-quimica: Ponto de fusão: 260 ºC, densidade de vapor: 11 ( ar), densidade relativa: 1,29 g/cm3 . Toxicidade: Pode atuar como irritante da pele, dos olhos ou do trato respiratório. Evitar exposição ao pó. Aplicações:O Ácido Benzóico é usado para plastificar; resinas alquídicas; retardador vulcânico; preservador de alimentos; condimentador de fumo (tabaco); em perfumes; produtos farmacêuticos; dentifrícios e na fabricação de benzoatos. Cuidados com o