Procedimento Controle De Emiss Es Fugitivas 02 12 09
682 palavras
3 páginas
1. ObjetivoEstabelecer critérios e sistemática para avaliação, monitoramento e controle de emissões fugitivas de hidrocarbonetos em todas as Unidades da Quattor.
2. Referências
Método 21 da Environmental Protection Agency U. S. EPA
3. Descrição
3.1. Emissões Fugitivas - são perdas de fluido do processo através dos dispositivos de vedação das válvulas, flanges, bombas etc.
3.2. Compostos Orgânicos Voláteis (COV) - compostos de carbono altamente voláteis, excluindo monóxido e dióxido de carbono, acido carbônico, carbonatos metálicos e carbonato de amônio, que na presença da energia solar, formam ozônio através das reações fotoquímicas na atmosfera;
3.3. Vazamento – pontos com emissões superiores aos limites definidos para o tipo de equipamento. Será adotado o seguinte critério:
Bombas e compressores: concentração igual ou maior do que 1.000 ppm;
Demais componentes: emissões acima de 500 ppm.
3.4. Periodicidade: As emissões fugitivas devem ser monitoradas periodicamente, conforme definido no Programa de Monitoramento de cada Unidade.
A periodicidade do monitoramento pode ser revista em função do desempenho dos componentes monitorado, medido pelo percentual de pontos com vazamento sobre o total de pontos monitorados. O percentual de vazamento desejável é de ≤ 0,5%.
O monitoramento pode ser efetuado por pessoal interno ou por empresa contratada seguindo os itens abaixo.
Responsável: QSSMA ou área responsável pelo monitoramento.
3.5. Critério para determinação dos pontos de monitoramento: Devem ser monitorados os equipamentos e linhas de processo em serviço com fluido contendo concentrações iguais ou acima de 10% de VOC em massa. O monitoramento deve ser realizado nos pontos típicos de selagem, que são:
Válvulas gaveta, globo, fecho rápido, esfera: flanges (montante e jusante), no castelo e na gaxeta;
Válvulas de controle: flanges (montante e jusante), base, conexão do atuador e gaxeta;
Drenos e vents.
Bombas e compressores: selagem;
Trocadores de calor: tampas e