Problematização
“Qual a influência da tendência redentora da sociedade para os educadores desenvolverem linhas norteadoras no trabalho educacional em vista de uma atuação política que proporcione redenção da sociedade em questões relacionadas aos princípios éticos e morais¿”
Aproximar educação e ética é um desafio que resulta do contexto da realidade do mundo atual. Os paradoxos que se apresentam refletem um mundo de infinitas possibilidades ao lado de um processo assustador de autodestruição. E é a escola que revela essa ambiguidade como um espaço e um instrumento de reflexão e reprodução.
É preciso então, que a educação se constitua em uma ação ética para que se construa um novo homem e uma nova sociedade. Educando as futuras gerações para que assumam o compromisso ético para construção de uma realidade mais justa que se funda a esperança de um mundo melhor para todos. A educação não será o único caminho de solução dos problemas atuais.
Porém os espaços educativos constituem em um espaço de excelência para que a semente de uma nova realidade seja plantada e possa germinar. Impõe-se assim, aos profissionais da educação a tarefa histórica de se aperceberem a ambiguidade de suas práticas e assumirem o seu papel transformador. Somente um compromisso ético verdadeiramente assumido fará com que a escola cumpra o se papel da construção da esperança de um mundo melhor para toda humanidade.
Este trabalho é fruto da reflexão sobre a importância do ensino da ética moral e das relações de respeito entre os seres humanos, ou seja, mais do que isso, é ter atitudes éticas diante dos filhos, dos alunos e da sociedade como um todo. Com nós profissionais da educação, podemos contribuir para que os valores éticos não fiquem esquecidos, mais sejam resgatados, valorizados. É a escola que sempre se constitui num espaço a refletir a sociedade em que ela se insere. Objetivando sensibilizar as famílias, professores e todos indivíduos ao conhecimento destes valores em suas