Problematização
1º- Primeira proposta: Metodologia da Problematização
A primeira referência para essa metodologia é o método do arco, de Charles Marques, do qual conhecemos o esquema apresentado por Bordenave e Pereira (1982). Nesse esquema, constam cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade ou em um recorte da realidade: Observação da Realidade; Pontos-chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade (prática).
Temos proposto a Metodologia da Problematização como metodologia de ensino, de estudo, de trabalho, para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade.
Segunda proposta: A Proposta Curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas
Segundo Sakai e Lima, o PBL é o eixo principal do aprendizado teórico do currículo de algumas escolas de medicina, cuja filosofia pedagógica é o aprendizado centrado do aluno. É baseado no estudo de problemas propostos com a finalidade de fazer com que o aluno estude determinados conteúdo. Os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo.
2ª Questão
A metodologia da Problematização: nesse esquema, constam cinco etapas e a aprendizagem baseada em problemas.
A primeira etapa é a observação da realidade social, concreta, pelos alunos a partir de um tema ou unidade de estudo. Os alunos são orientados pelo professor a olhar atentamente e registrar sistematizadamente o que perceberem sobre a parcela da realidade em que aquele tema está sendo vivido ou acontecendo, podendo para isso serem dirigidos por questões gerais que ajudem a focalizar e não fugir do tema. A segunda etapa é a do pontos-chaves, onde os alunos são levados a refletir primeiramente sobre as possíveis causas da existência do problema em estudo, neste momento os alunos, com as informações que dispõem, passam a perceber que as problemas de ordem social são complexos e geralmente multideterminadas,