Problematização de "Perspectivas atuais da Educação" . Moacir Gadotti
Professora: Camila Costa
PROBLEMATIZAÇÃO III
O autor Moacir Gadotti, em “Perspectivas atuais da educação” afirma que costumam definir a nossa era como a era do conhecimento e que para ele é “consequência da informatização e do processo de globalização das telecomunicações” (GADOTTI, 2000. Pg 7). Com o avanço das tecnologias da informação, sobretudo a internet, a transmissão de informações e dados se tornou mais democrática somente para aqueles que possuem acesso a rede através de computadores e celulares e não para todos, pois ainda existem pessoas, na era da informação, que não o tem. Mas ter acesso a informações e dados não significa o mesmo que ter ao conhecimento, até por que todos que utilizam a rede podem ser, além de receptores, emissores de informações.
Outra questão que o autor coloca é a de que “as novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, o espaço domiciliar e o espaço social tornaram-se educativos” (GADOTTI, 200º. Pg 7). Então isso quer dizer que antes do avanço das tecnologias esses espaço não poderiam ser considerados como espaços do conhecimento? E por que somente depois da criação destas tecnologias que estes podem ser considerados como espaços do conhecimento?
Gadotti possui uma visão muito idealista e utópica quando se trata da educação, até mesmo quando tem relação com a informatização, colocando esta como um grande auxílio para a educação ou até mesmo algo que vem se tornando fundamental. Com o avanço das telecomunicações facilitou muito o acesso a algumas informações que podem auxiliar em algumas áreas do conhecimento, mas não é possível afirmar que essas novas tecnologias que levam a nossa era a ser conhecida como a era do conhecimento.