problematica da concessao administrativa
R: é atraves desta questao que depois de 1945 os operadores do comercio internacional vao desenvolver a chamada de the new law merchant.
THE NEW LAW MERCHANT: que são principios e praticas do comercio internacional que vai permitir apartir dos anos 60 aos operadores do comercio internacional escapar de evictar o recurso as normas internas e as normas internacionais. ELEMENTOS DA LEX MERCATORIA
1º São as principais praticas do comercio internacional a lex mercatoria e um dto espontaneo na qual determinados grupos vao criar normas oriundas das praticas do comercio internacional para equacionar os conflitos de lei e os usos são regras não escritas determinados pelo comportamento dos operadores na relaçao economica internacional generalizada no tempo e no espaço no ambito do comercio internacional.
Isto significa qe a nivel do dto internacional as partes estao envolvidas noa cto de celebraçao do contrato aqui as partes vao escolher as leis ,as leis escolhidas por eles que são as leis externas a nivel das trocas comerciais e n se dis que determinada lex mercatoria aplica-se a todos logo existe apenas uma lex mercatoria p todos os operadores comerciais independentemente da sua area de comercializaçao.ex:angola e portugal vai ter uam lex mercatoria e china e japao outra.
UNIRFORMIZAÇAO DAS NORMAS
Aqui a lex mercatoria vem contribuir os comercios internacionais tem como fonte a lex mercatoria que vai definir melhor os actos de comercio internacional art 174CRA e que vai reconhecer o nº de conflitos isto nos tribunais internacionais institucionalizados. Em caso de conflito entre as parte para resoluçao do caso vamos aplicar a norma estadual