Problemas sociais do Brasil
TEMPOS MODERNOS
CAMAÇARI
2013
RELATÓRIO
TEMPOS MODERNOS
Este trabalho foi realizado
Do curso de Mecatrônica, módulo II, turno noturno. Para a disciplina de Redação, ministrada pela professora Raidalva.
CAMAÇARI
2013
1. RESUMO
A origem da palavra trabalho tem sido comumente atribuída ao latimtripalium, instrumento de tortura utilizado para empalar prisioneiros de guerra e escravos fugidios. Assim, em sua própria terminologia, o trabalho carrega uma carga de esforço e desprazer, o que é extremamente compreensível em sociedades onde predominavam o trabalho forçado e que atividades produtivas eram desprezadas e executadas tão somente por escravos como na Grécia e Roma antigas, cabendo aos homens livres a execução de atividades intelectuais ligadas às ciências e às artes.
Esse relatório faz uma análise crítica sobre o filme Tempos Modernos.
Palavras-chaves: Trabalho, industrialização, Revolução Industrial.
2. INTRODUÇÃO
No estudo da Revolução Industrial, vários historiadores salientam que tal experiência foi responsável por uma profunda transformação nas formas de se organizar as relações de trabalho. Em linhas gerais, procura-se destacar que a figura do artesão foi substituída pela do operário, que vendia a sua força de trabalho em troca de uma determinada compensação monetária.
Nessa nova configuração, o trabalhador fabril não tinha mais noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. Segundo a teoria dos pensadores Karl Marx e Friendrich Engels, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho.
Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.
Para que tal desconhecimento fosse viável, segundo estes dois