Problemas sociais da Paraíba
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES
Componente curricular: geografia
Tema: Problemas sociais urbanos da Paraíba.
Introdução.
O Brasil é um país de contrastes. É fácil deduzir isto, observando o desequilíbrio do ponto de vista social e econômico das regiões brasileiras. Digo isso porque algumas delas dispõem de riquezas e oportunidades decorrentes da produção industrial e outras dependem dos recursos provenientes do governo federal.
A falta de oportunidade de trabalho, pobreza e produção insuficiente impulsionam os moradores das regiões mais pobres a migrarem para as regiões em que a qualidade de vida é melhor. Geralmente, eles se instalam em favelas, cortiços etc., onde, em sua maioria, não há saneamento básico, educação e postos médicos de qualidade.
Problemas sociais são problemas que uma determinada sociedade enfrenta. No país, os mais comuns são: desemprego, violência e criminalidade, saúde, educação, desigualdade social e moradia.
IDH da Paraíba
Mesmo com a melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de algumas cidades, a Paraíba fica entre os cinco últimos estados da lista divulga pelo Atlas Brasil 2013. Com média 0,658, o estado ocupa a 23ª posição no ranking geral. O resultado, porém, mostra um avanço em relação aos últimos 20 anos, quando a Paraíba saiu do nível considerado muito baixo (0,382 em 1991) e baixo (0,506 em 2000), para o nível médio, que oscila entre 0,600 a 0,699.
De 223 municípios, o estado possui apenas cinco que apresentaram um nível considerado alto de desenvolvimento, são eles: João Pessoa (0.763), Cabedelo (0.748), Campina Grande (0.720), Várzea (0.707) e Patos (0.701).
A metodologia do estudo leva em conta a longevidade (esperança de vida ao nascer), educação (acesso ao conhecimento) e renda (padrão de vida, calculado pela renda per capita em agosto de 2010). Entre os números apresentados, alguns