PROBLEMAS RESOLVIDOS1
1091 palavras
5 páginas
PROBLEMAS RESOLVIDOS1ª Folha de Problemas
1. Escreva estruturas de Lewis para cada uma das espécies seguintes mostrando, quando aplicável, em que átomo se localiza a carga ou o electrão desemparelhado. Escreva para as mesmas espécies as estruturas de Kekulé mostrando a geometria molecular
c) HCO+
Número de electrões de valência (última camada)
H 1
C 4
O 6 carga -1 (porque a molécula tem carga positiva, i.e., menos 1 electrão)
Total 10 (5 pares)
Começamos por ligar os átomos com uma ligação (3 ligações = 6 electrões)
Adicionamos ligações entre os átomos que não têm o octeto completo (atenção: não exceder a regra do octeto)
Falta apenas adicionar um par de electrões. Uma vez que não podemos adicionar mais ligações sem exceder o octeto de pelo menos um dos átomos da ligação, adicionamos pares não-ligantes aos átomos sem o octeto completo (apenas o oxigénio não tem o octeto completo)
Qual o átomo com carga positiva? Para verificarmos a carga parcial de cada átomo, "imaginamos" as ligações "partidas ao meio" e contamos os electrões para cada átomo (um electrão para cada átomo nas ligações simples, dois para cada átomo nas ligações duplas, etc).
Número de electrões de cada átomo: H - 1, C - 4, O - 5. A diferença para o número de electrões de valência do átomo neutro (H - 1, C - 4, O - 6) dá-nos a carga parcial desse átomo, ou seja, a carga parcial positiva está no átomo de oxigénio (tem menos 1 electrão do que o átomo neutro).
Nota importante: Para contar electrões para efeito da regra do octeto, contamos TODOS os electrões que rodeiam um átomo. Apenas para avaliar a carga parcial dos átomos imaginamos as ligações "partidas ao meio".
Note-se que há outra estrutura de ressonânica possível em que a carga parcial reside no átomo de carbono. Esta segunda estrutura de ressonância é menos estável que a anterior por ter átomos que não têm o octeto completo (neste caso, o átomo de carbono).
h) CH3NO2
Seguindo o procedimento anterior:
C