Problemas na visão
O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações. Essas anormalidades podem ser: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo.
Entre os sintomas estão:
Dificuldade de leitura: Quando você lê um livro, preste atenção se precisa aproximá-lo dos olhos ou se é necessário afasta-lo. Observe se as letras ficam meio embaçadas, como se tivesse uma nuvem de fumaça sobre seus olhos.
Piscamento: observe se você pisca muitas vezes ao focalizar algum objeto ou durante a leitura.
Sensibilidade exagerada a luz: Em ambientes claros a pessoa não consegue abrir os olhos totalmente, que em seguida começam a lacrimejar.
Terçol frequente: É uma inflamação geralmente localizada nas pálpebras, como se fosse uma espinha grande, deixando a região avermelhada e inchada.
Dores de Cabeça: Geralmente durante ou após a leitura ou ao assistir televisão.
Tonteiras: Também são freqüentes durante a leitura.
Agora veremos algumas disfunções do globo ocular e quais os melhores métodos de correção desses problemas.
Miopia:
Disfunção: É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular. Nesse caso há um afastamento a retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida.
Para o míope, o ponto próximo (ou remoto), que é o ponto onde a imagem é nítida, está a uma distância finita, maior ou menor, conforme o grau da miopia. O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes.
Correção: É feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.
Hipermetropia:
Disfunção: A hipermetropia é um defeito oposto á miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocultar. Nesse caso a