Problemas Físicos Cocaína
A cocaína é a droga estimulante mais associada a problemas físicos, mentais e sociais. É chamadas de estimulantes por provocar uma aceleração do sistema nervoso central, modificando o comportamento, provocando excitação, estimulação, insônia e outros efeitos
Como a pessoa se comporta logo após o efeito dessa droga estimulantes estar passando? euforia, sensação de alegria e bem-estar; grandiosidade, sensação de ser poderoso, de ter muitas qualidades; hipervigilância, enquanto estado de alerta exagerado, tentando prestar atenção a tudo que está à volta; irritabilidade. agitação, taquicardia, aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas, suor, calafrios.
A cocaína pode causar o vício? Sim, essa droga pode levar à dependência, ou seja, à perda do controle sobre o uso. No caso da cocaína segundos ou poucos minutos após o uso começam as alterações das funções mentais e outros efeitos físicos.
"O uso de cocaína resulta em aumento da frequência cardíaca e aumento da demanda de oxigênio pelo coração. Apesar disso, ao mesmo tempo, a cocaína provoca intensa constrição dos vasos sanguíneos (inclusive coronarianos), diminuindo a oferta de oxigênio para os tecidos. Isso pode conduzir à angina, arritmias cardíacas e infarto"
Com o tempo o consumo da droga pode causar a destruição e a perfuração do septo nasal, das coanas e das paredes dos seios nasais. A vezes este “buraco” entre a boca e o nariz pode ser aberto em poucos meses. A imagem abaixo mostra uma mulher com 48 anos. A perfuração evoluiu para este estado em apenas 2 meses. A paciente, que fazia uso de cocaína há 1 ano, já apresentava a ausência do septo nasal.