Problemas Ambientais
AMBIENTAIS
Nomes: Bruna Emmel, Eimely Bernardy e Luana Rech
Turma: 1G
Etapa 1 – Trabalho de Geografia – Professor Robinho
O CLIMA
Os efeitos de El Niño e La Ninã
•
O El Niño é um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial. As causas deste fenômeno ainda não são bem conhecidas pelos especialistas em clima.
• La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico que ocorre nas águass do Oceano Pacífico (equatorial, central e oriental). A principal característica deste fenômeno é o resfriamento (em média de 2 a 3° C) fora do normal das águas superficiais nestas regiões do oceano Pacífico.
Degelo no Mundo
• O degelo é um dos efeitos do aquecimento global que vem ocorrendo em diversas partes do planeta. As grandes cordilheiras mundiais estão tendo suas massas de gelo e neve reduzidas.
• De acordo com os especialistas no assunto, até o ano de 1997 a região Ártica já tinha 14% de sua área reduzida, e a Antártica possuía 3000 Km2 de degelo.
Os cientistas há muito acreditavam que o colapso das gigantescas capas de gelo da
Groenlândia e da Antártida demoraria milhares de anos, com o nível do mar possivelmente subindo apenas 18 centímetros neste século, mais ou menos a mesma altura que no século 20.
Mas pesquisadores, recentemente, se assustaram ao ver grandes mudanças ocorrerem na
Groenlândia e na Antártida.
Em consequência de cálculos complexos que levam em conta essas mudanças, muitos cientistas dizem que o nível do mar provavelmente aumentará 1 metro até 2100 -o que representaria uma ameaça para regiões costeiras do mundo todo.
E cálculos sugerem que a elevação poderá superar 1,80 metro, o que colocaria milhares de hectares do litoral dos Estados Unidos embaixo d'água e, provavelmente, deslocaria dezenas de milhões de pessoas da Ásia.
Camada de Ozônio
• Ozônio é um gás (composto molecular de fórmula O3 ), formado a partir
do