Problemas Ambientais incompleto
Efeito Estufa;
• Buracos na Camada de Ozônio;
• Desmatamento;
• Poluição Atmosférica;
• Poluição dos rios, lagos e oceanos;
• Desertificação.Efeito Estufa
O efeito estufa é um processo que consiste na capacidade que certos gases têm de absorver e prender o calor dentro da atmosfera, mantendo, assim, a temperatura relativamente constante e impedindo que as noites não sejam tão frias em relação aos dias. Ele acontece de forma natural e dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. Porém, como consequência, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço, gerando assim um problema na atmosfera.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global.
Os gases de estufa absorvem alguma radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases.
Ao contrário do significado literal da expressão «efeito estufa», a atmosfera terrestre não se comporta como uma estufa (ou como um cobertor). Numa estufa, o aquecimento dá-se essencialmente porque a convecção é suprimida. Não há troca de ar entre o interior e o exterior. Já no efeito estufa atmosférico, parte da radiação infravermelha emitida pela superfície é absorvida pela atmosfera, aumentando sua