Problemartizando a Dança a como conhecimento
715 palavras
3 páginas
Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação/Departamento de Dança
Disciplina: Produção de Texto I
Professor: Fabio Figueroa
MARIA DAS DORES GONÇALVES
Dança como área de conhecimento
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, Artes 1997) “A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem”. Partindo dessa reflexão, compreendemos que a dança pode ser vista como área de conhecimento, porque estar integrada e inserida nos contextos sociais, na construção do fazer, pensar e sentir nas vivências do indivíduo, e que por isso forma sujeitos dotados de autonomia e senso de cidadania, e pelo fato de saber que está presente desde primórdios da humanidade. Logo importante como área de conhecimento porque forma um sujeito consciente corporalmente e ativo no seu papel de cidadão.
A partir da edição da LDB e dos PCN’s de Artes, elaborados em 1996 e 1997 respectivamente, vem consolidando-se uma estrutura que questiona a dança não apenas nesse lugar de atividade física, dancinhas comemorativas, ou de inferioridade em relação ás outras disciplinas e a coloca como conteúdo.
A dança nessa perspectiva pode trabalhar no sujeito/aluno possibilidades de aquisição de conhecimento de si mesmo, e do mundo, também a partir do entendimento sobre a forma de construção das ações culturais de seu povo.
Logo se admite por isso, ser a dança vista como área de conhecimento, por que ela trata da vida, da morte, da fé, e do conjunto de vivencias produzidas por um povo, que a estabelece como formas de expressar e comunicar a sua história. E esse “conhecimento” é o diálogo entre o corpo dançante, o ambiente, as ressignificações e reflexivas do sujeito.
Se tratando de dança, como conteúdo de disciplina escolar, é fácil compreender a defesa de sua importância na formação do indivíduo.