Problema - processo civil
Inconformados os pais ingressaram com ação de reparação por danos patrimoniais e morais, movida em janeiro de 2009 contra o proprietário do cavalo, o juiz proferiu sentença julgando improcedente a demanda, ao argumento de que Walter Costa, proprietário do animal, “empregou o cuidado devido, pois mantinha o cavalo amarrado à uma árvore no terreno, evidenciando-se a ausência de culpa, especialmente em uma zona rural onde é comum a existência de cavalos”.
Além disso, o juiz argumenta que já teria ocorrido a prescrição trienal da ação de reparação, quer no que tange aos danos morais, quer no que tange aos danos patrimoniais, já que a lesão ocorreu em 2005 e a ação foi somente proposta em 2009.
Como advogado contratado pela mãe da vítima, Isabel da Silva, indique qual a peça processual cabível, prazo processual para manejar tal medida em juízo, características, pressupostos específicos e processamento do instituto processual escolhido.
Resp: Caso fosse advogado da Sr.ª Isabel Silva utilizaria da Apelação Cível para formular adequadamente os pedidos, solicitando o conhecimento e provimento, mencionando danos materiais e morais, justificadamente, pedindo a inversão do ônus da sucumbência, fixação de honorários e intimação do Ministério Público, para questionar a prescrição elencada no improvimento da ação fundamentado no dispositivo utilizado pelo juízo ao prolatar a sentença(art. 206), pois que de acordo com o código vigente (Art. 198, I do CC) é cabível a ação, por tratar-se de lesão à menor incapaz, argumentando e esclarecendo que a prescrição, não corre contra os