Problema Hipótese
A Liderança Democrática tende a ser mais objetiva e produtiva ao construir um ambiente no qual os colaboradores são ferramentas principais para as decisões de um líder. Ao mediar os debates, o líder proporciona um elevado nível de comunicação e os problemas são vistos de pontos diferentes e, através de habilidades técnicas, a equipe e o líder devem diagnosticar e propor soluções. Um líder democrático motivará os seus liderados envolvendo-os no sucesso da organização e, diante do contexto existente, proporcionará a ascensão da equipe, atraindo reações como interação, participação e colaboração.
A adequação limitada a determinadas situações traz motivação até certo tempo, porém deveria acontecer continuadamente, trazendo segurança ao colaborador, sendo possível em um ambiente em que o líder escuta seu liderado atendendo às suas expectativas. A aplicação de uma liderança democrática é um artifício que, ao gerar entusiasmo à equipe, evita hostilidades entre os colaboradores em um ambiente harmônico e com melhores condições psicológicas.
Em uma democracia, o líder é do povo, pelo povo, e para com o povo. Ao preocupar-se com a participação dos integrantes da equipe, estimula e orienta, acata e ouve suas opiniões, pondera antes de agir, dando assim uma liberdade aos seus funcionários para a apresentação de possíveis melhorias nos processos. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões, é ele quem dá a direção e guia com responsabilidade os passos da equipe, criando o percurso desejado, desvirtuando a tendência desorganizada - fruto da indecisão de certos líderes - de modo que atinja os objetivos esperados pela organização.