Problema de pesquisa
Um problema de pesquisa é um problema que pode ser resolvido com conhecimentos e dados já disponíveis ou com aqueles passíveis de serem produzidos. Portanto, é algo cuja compreensão forneça novos conhecimentos para o entendimento ou tratamento de questões a ele relacionadas.
Um problema de pesquisa exige que outras informações sejam obtidas a fim de delimitá-lo, compreendê-lo, resolvê-lo ou contribuir para a sua solução. Portanto, é algo que pode ser testado cientificamente, que envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas.
É claro que nem todas as indagações podem ser consideradas problemas de pesquisa. Assim, não é um problema de pesquisa algo que se pode resolver pela intuição, pela tradição, pelo senso comum ou pela simples especulação.
Pesquisadores são seres problemáticos. Se seu projeto não tem um problema, é você que está com um, e dos grandes. Sem problematizarão, não há pesquisa.
Problema é a questão a ser respondida pelo trabalho. Não é, porém, uma questão simples. Ela já vem polida por uma certa reflexão teórica. É uma questão que já tomou forma em sua mente, derivando de questões teóricas e de sua observação sobre um fenômeno. No nosso caso, derivando da observação sobre um fenômeno do campo da Comunicação e amparando-se em reflexões tanto desta área quanto de áreas que lhe são afins. Não existem regras para a apresentação do chamado “problema de pesquisa”. Tanto pode ser apresentado como uma pergunta, quanto como uma afirmação. O que importa é que o problema seja bem construído, pois ele é o centro da pesquisa. Sua redação deve ser clara e precisa esta pergunta que o examinador quer ver respondida ao final. Portanto, invista na escritura do problema (bem como na redação dos objetivos). Esses são os guias do avaliador, pois é o eixo da sua pesquisa. Construir o problema de pesquisa é, geralmente, a parte mais demorada da elaboração de um projeto. Depois que você consegue (finalmente) chegar a um tema,