Problema de caráter ambiental ocorrido na empresa sul fluminense servatis
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
PROBLEMA DE CARÁTER AMBIENTAL OCORRIDO NA EMPRESA SUL FLUMINENSE SERVATIS
Lidiane da Silva Nery
Volta Redonda, 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
PROBLEMA DE CARÁTER AMBIENTAL OCORRIDO NA EMPRESA SUL FLUMINENSE SERVATIS
Pesquisa desenvolvida pela aluna Lidiane da Silva Nery como pré-requisito para 2ª nota de adaptação da disciplina de APTA II, ministrada pela Professora Izabella Christynne Ribeiro Pinto Valadão no curso de Administração do Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB.
Volta Redonda, 2012.
Megadesastre ecológico
Em novembro de 2008 ocorreu um acidente com um caminhão da empresa agroquímica Servatis, onde derramou em torno de 15.000 litros de endossulfan, inseticida organoclorado extremadamente tóxico, no rio Pirapetinga, em Resende, região sul fluminense do estado do Rio de janeiro (Brasil). O efeito imediato e evidente foi à mortandade de milhares de peixes, aves, e mamíferos silvestres, terrestres e aquáticos. O rio Pirapetinga é afluente do Paraíba do Sul, um importante rio que recorre vastos territórios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Neste último estado é a única fonte de água para 37 municípios.
Os técnicos da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) descobriram que a capacidade do caminhão tanque, do qual se derramou o inseticida durante a descarga do produto, era de 30 mil litros. No decorrer de uma semana do tombamento somente 12 mil litros haviam sido recolhidos, misturados com água de chuva, no dique de contenção da empresa. Segundo a FEEMA, tomando em conta os danos causados ao rio Paraíba do Sul, o derrame havia sido bem maior que o