Probabilidade
Há certos fenômenos que embora sejam repetidos muitas vezes e sob condições idênticas não apresentam os mesmo resultados. Por exemplo no lançamento de uma moeda perfeita, o resultado é imprevisível, não se pode determiná-lo antes de ser realizado. Não sabemos se sairá “cara” ou “coroa”. Aos fenômenos desse tipo da-se o nome de fenômenos aleatórios.
Pelo fato de não sabermos o resultado exato de um fenômeno aleatório é que buscamos os resultados prováveis, as probabilidades de um determinado resultado ocorrer.
Na prática, existem inúmeros problemas em que precisamos estimar a probabilidade de um evento, mas não podemos calculá-la. Qual é a probabilidade de um avião cair? Qual é a probabilidade de que um carro seja roubado? Qual é a probabilidade de que um estudante, entrando numa universidade, termine seu curso? Respostas para esses problemas têm imensa importância e, como não podemos calcular essas probabilidades, tudo o que podemos fazer é observar com que freqüência esses fatos ocorrem.
2. Importância do Conteúdo
Uma aplicação importante da teoria das probabilidades no dia-a-dia é a questão da confiabilidade. No desenvolvimento de muitos produtos de consumo, tais como automóveis e eletro-eletrônicos, a teoria da confiabilidade é utilizada com o intuito de se reduzir a probabilidade de falha que, por sua vez, está estritamente relacionada à garantia do produto. Outro bom exemplo é a aplicação da teoria dos jogos, uma teoria rigorosamente baseada na teoria das probabilidades.
3. Metodologias
3.1 Metodologia do Aniversário
Para o ensino da teoria das probabilidades, uma maneira que o professor pode utilizar em sala de aula para introduzir o assunto é perguntado qual a probabilidade de mais de uma pessoa na sala de aula fazerem aniversario no mesmo dia. Esse problema de data de anivervesário é conhecido como o Paradoxo do Aniversário que afirma que dado um grupo de 23 (ou mais) pessoas escolhidas aleatoriamente, a chance de que