probabilidade
Exemplo: 1) para o fenômeno “sexo” são dois resultados possíveis: sexo masculino ou sexo feminino; 2) para o fenômeno “ número de filhos” há um número de resultados possíveis expresso através dos números naturais: 0, 1, 2, 3, 4,.... 3) para o fenômeno “estatura” temos uma situação diferente, pois os resultados podem tomar um número infinito de valores numéricos dentro de um determinado intervalo
As variáveis podem ser:
a) qualitativa – Quando seus valores são expressos por atributos: sexo ( masculino ou feminino) cor da pele ( branca, negra, amarela,, parda, etc. ) cor dos olhos ( castanhos, azuis, etc.) estado civil ( casado, solteiro, desquitado, etc.)
b) quantitativa – quando seus valores são expressos em números: ( salários , idade, altura, peso, temperatura etc.)
Uma variável quantitativa que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites, recebe o nome de variável contínua; uma variável que só pode assumir valores a um conjunto enumerável recebe o nome de variável discreta.
Assim, o número de alunos de uma escola pode assumir qualquer um dos valores do conjunto dos números naturais. N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,.....60,...} , mas nunca valores como 2,6 ou 4,37 ou 7,123 , etc. ( variável discreta). Já o peso desses alunos é uma variável contínua, pois um dos alunos podem ter o peso de 71 kg, 71,4 kg ou 71,237 kg ( dependendo da precisão da medida).
Obs.: A variável quantitativa discreta é expressa por um número inteiro e a variável quantitativa contínua por um número real ( inteiro ou não