Probabilidade
4
PROBABILIDADES
As aplicações iniciais referiam-se quase todas a jogos de azar. O ponto de desenvolvimento da teoria das probabilidades pode ser atribuído a Fermat (1601-1665) e
Pascal (1623-1662). Atualmente os governos, as empresas, as organizações profissionais incorporam a teoria das probabilidades em seus processos de deliberações.
A utilização das probabilidades indica que existe um elemento de acaso, ou incerteza, quanto à ocorrência ou não de um evento futuro. Mediante determinada combinação de julgamento, experiência e dados históricos é possível dizer quão provável é a ocorrência de determinado evento futuro.
A previsão da procura de um produto novo, o cálculo dos custos de produção, a previsão do malogro de safras, a compra de apólices de seguro, a contratação de um novo empregado, o preparo de um orçamento, a avaliação do impacto de uma redução(aumento) de impostos sobre a inflação; contém algum elemento de acaso.
As probabilidades são úteis porque ajudam a desenvolver estratégias. Assim alguns motoristas parecem demonstrar uma tendência para correr a grandes velocidades se acham que há pouco risco de serem apanhados, os investidores sentem-se mais inclinados a aplicar seu dinheiro se as chances de lucros são boas, carregaremos capa ou guarda-chuva se houver grande probabilidade de chuva; uma empresa pode sentir-se inclinada a negociar se houver forte ameaça de greve; mais inclinado a investir num novo equipamento se há boa chance de ganhar dinheiro; ou a contratar um novo funcionário que pareça promissor.
AS PROBABILIDADES SÃO UTILIZADAS PARA EXPRIMIR A CHANCE DE
OCORRÊNCIA DE DETERMINADO EVENTO.
CARACTERIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO
Cada experimento poderá ser repetido sob as mesmas condições indefinidamente Não se conhece um particular valor do experimento “a priori”, porém podemos descrever todos os resultados possíveis – as possibilidades.
Quando o experimento for repetido um grande número de vezes,