Probabilidade e Estatísticas
INTRODUÇÃO: Neste trabalho irei desenvolver um relatório sobre estatística, utilizando seus conceitos e suas aplicações nas coletas de pacotes de café torrado e moído de 500 gramas.
DESENVOLVIMENTO:
Estatística é a ciência que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação dos dados e para utilização dos mesmos na tomada de decisões. Ela trabalha com fenômenos coletivamente típicos, isto é, com fenômenos ligados a coletividade e que podem ser repetidos. Esses fenômenos podem ser:
Fenômenos determinísticos: Já se conhece a priori o resultado. Ex.: Preço total a pagar pela aquisição de uma determinada quantidade de um produto.
Fenômeno aleatório: Conhecemos todos os possíveis resultados, mas não se sabe o resultado concreto que irá acontecer. Ex.: lançamento de um dado honesto. A estatística se divide em duas partes:
ESTATÍSTICA DESCRITIVA: Responsável pela coleta, organização e descrição dos dados observados.
ESTATÍSTICA INDUTIVA OU INFERENCIAL: Responsável pela análise e interpretação dos dados. A estatística trabalha com fenômenos de natureza aleatória, logo o cálculo das probabilidades é essencial para o estudo da Estatística indutiva. O aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam. Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os