Probabilidade e Estatistica - Unidade 1
1.1. Distribuição de Frequência e Representação Gráfica
Tipos de Variáveis
Cada uma das características observadas ou mensuradas nos elementos da população ou da amostra e que pode variar, ou seja, assumir um valor diferente de elemento para elemento é denominada de variável.
Para a variável “sexo” são dois os resultados possíveis: sexo masculino e sexo feminino. Para a variável “número de filhos” há um número de resultados possíveis expressos através dos números naturais: 0, 1, 2, 3, ... n.
Para a variável “estatura” temos uma situação diferente, pois os resultados podem tomar um número infinito de valores numéricos dentro de um determinado intervalo.
As variáveis podem ser:
Variáveis Quantitativas - referem-se a quantidades e podem ser medidas em uma escala numérica. Exemplos: idade, preço de produtos, peso. Elas subdividem-se em dois grupos:
Variáveis quantitativas discretas: são aquelas cujos possíveis valores formam um conjunto finito e que resultam, frequentemente, de uma contagem.
Por exemplo: número de vendas diárias em uma empresa, número de pessoas por família, quantidade de doentes por hospital.
Variáveis quantitativas contínuas: são aquelas cujos possíveis valores pertencem a um intervalo de números reais e que resultam de uma mensuração. Exemplos dessas variáveis são os pesos de pessoas, a renda familiar, o tempo de vida, em horas, de componentes eletrônicos, o preço de um produto agrícola.
Variáveis Qualitativas - refere-se a dados não numéricos. Exemplos dessas variáveis é o sexo das pessoas, a raça, o grau de instrução, etc. Elas subdividem-se também em dois grupos:
Variáveis qualitativas ordinais: são aquelas que definem um ordenamento ou uma hierarquia, como por exemplos o grau de instrução, a classificação de um estudante no curso de engenharia, as posições das 100 empresas mais lucrativas, etc.
Variáveis qualitativas nominais: por sua vez não definem qualquer