proatividade
Em uma empresa haviam dois funcionários, Paulo e Renato. O primeiro trabalha no setor de compras ha dois anos e sempre fazia o que era de sua competência, porém nunca havia sido elevado de cargo. Já Renato que tinha sido estagiário por seis meses e agora trabalhava no mesmo setor que Paulo, mas ha apenas oito meses...
Certo dia surgiu na organização a vaga de chefe no setor em que ambos trabalhavam e ao ser divulgado o resultado da promoção a surpresa, o cargo foi dado a Renato.
Insatisfeito com essa situação Paulo foi queixar-se ao diretor da empresa:
-Seu Augusto, desculpe-me a franqueza, mas como o senhor coloca um jovem, ainda inexperiente, na chefia de um setor importante como o de de compras? Quem deveria ter sido promovido era eu, o funcionário mais antigo do setor!
Augusto, respondeu:
-Paulo, vou lhe responder isso mais tarde, pois tenho uma reunião daqui a uma hora e gostaria que você fosse a quitanda aqui próxima, comprasse R$30, 00 de manga para fazer um suco que será servido depois da reunião. Ok?
-É claro senhor Augusto! Respondeu Paulo.
Após dez minutos ele retorna a sala e se desculpa:
-O comerciante disse que não tinha manga, pois estamos fora do período.
-Ok, Paulo, você pode aguardar só alguns minutos?
Enquanto Paulo sentava-se para esperar a resposta do diretor, este pediu a sua secretária que chamasse o chefe do setor de compras a sua sala. Quando este chegou Augusto lhe fez o mesmo pedido de compra que fez a Paulo, que ficou sem entender a atitude do seu chefe.
Quando Renato saiu Paulo perguntou:
-Por que o senhor mandou ele lá, se eu já fui e não havia mangas?
-Espere só mais um pouco...
Depois de aproximadamente 15 minutos Renato retorna a sala, porém sem as mangas e diz: