Pro dia nascer feliz
É uma luta eterna, a educação ta precária, os alunos não vêm motivos para estar ali. Acham que a escola não vão lhe proporcionar algo de bom no futuro. Muitos, presentes no filme, falam que a escola estava " chata", com isso saem para roubar. Acham que não vão ter algum emprego digno, então recorrem ao tráfico.
Mas apesar de inúmeros problemas, existem pessoas que acreditam e lutam por um futuro melhor. No documentário o diretor mostrou a menina Valéria, que apesar de não acreditarem em sua capacidade, sempre declamava suas poesias sorridente. E até mesmo Douglas, que encontrou no grupo de música (iniciativa de uma professora), uma ocupação para se distanciar das más influências. Com toda essa banalização da educação, o caminho que os governantes devem traçar para se elevar a qualidade do ensino público é muito longo. Deve-se haver um maior investimento tanto em segurança, quanto em infra estrutura, além de propor uma boa qualificação para os profissionais.
Para a educação melhorar, é uma luta conjunta, dos alunos, professores, pais e governo. Quando todos se unirem começar a trabalhar em conjunto, conseguiram melhorar não só a sala de aula, mas a estrutura da escola, construir novos alunos. Construir uma nova educação