Privatiza O Dos Pres Dios
Curso de Engenharia Civil
Componente Curricular: Leitura e Produção Textual
Professora: Maristela R. Lang
Aluna: Caroline Kieling Z. Lage
Privatização dos presídios brasileiros.
Seguindo a estrutura curricular da matéria, nos deparamos com uma importante ferramenta da produção textual: a argumentação. Este projeto tem por objetivo o exercício do processo argumentativo, estimulando a pesquisa, leitura, interpretação e capacidade de transformar o conhecimento obtido em argumentos sólidos e convincentes. Optei por argumentar a favor do tema: Privatização dos presídios.
Escolhi este tema por acreditar na necessidade de mudanças no sistema prisional brasileiro que está em vigência. A superlotação, as precárias condições as quais os presos são submetidos, a falta de produtividade e o fato incabível de que as cadeias atualmente são na verdade escolas do crime e não instituições de reeducação do delinquente, reforçam ainda mais a ineficiência do mesmo.
Segundo Aladio A. Dullius e Jackson André M. Hartmann “O modelo penitenciário Brasileiro foi construído para servir aos senhores, em tempos de revolução, império e ditadura, onde o pensamento acerca de pessoa presa era completamente diferente do vivido atualmente, pois o país nunca tinha vivido nenhum momento de democracia tão longo, o que sem duvida, influi na administração publica, e esta, por sua vez, age diretamente na administração carcerária.”
Julgar a privatização como fonte de corrupção é se precaver, mas aceitar o sistema atual como não corrupto é vendar os olhos para uma realidade assustadora. Não é espantoso ver nos noticiários inúmeras reportagens que mostram, não só por relatos de detentos mas também por vídeos e gravações telefônicas, presos andando livremente com armas e celulares dentro dos presídios, comercializando drogas e fazendo uso das mesmas. O comércio, violência e até mesmo a prostituição são hábitos reconhecidos por toda