Privataria Tucana RAFAEL ALVES OLIVEIRA
PRIVATARIA TUCANA
Uberlândia 12 - 2014
RAFAEL ALVES OLIVEIRA
PRIVATARIA TUCANA
Trabalho apresentado à disciplina de Economia do Curso de Publicidade - Unitri, com o objetivo de preparar os alunos no entendimento do governo privatizado.
Uberlândia – 2014
1. Qual a ideia central do livro "A Privataria Tucana"?
A PRIVATARIA TUCANA nos traz, de maneira chocante e até decepcionante, a dura realidade dos bastidores da política e do empresariado brasileiro, em conluio para roubar dinheiro público. Faz uma denúncia vigorosa do que foi a chamada Era das Privatizações, instaurada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e por seu então Ministro do Planejamento, José Serra. 2. A partir da narrativa de Amaury Ribeiro Jr. disserte sobre "A história antes da história", em 10 linhas.
A história antes da historia começa com um tiro que leva Amaury Jr após tentar investigar a morte de duas meninas, por tiros e estupro. Com as investigações em Luziânia, Amaury percebeu que o índice de jovens assassinados na redondeza era com muita frequência, em apenas seis meses o crime organizado e o narcotráfico já tomavam conta. Amaury estava aprofundando sua investigação, e descobrindo que negão era um dos maiores responsáveis pela tráfico e execução de menores. A investigação e o relatório da P2 e a foto de negão foi parar no correio Brasiliense o que tirou a paz dos traficantes, e colocando policias do DF e do GO pra controlar a área, após algumas investigações depois do tiro tomado foi descoberto parentesco dos bandidos com políticos, aonde começo uma nova investigação no cenário político.
3. O que você compreendeu sobre a expressão: "O martelo na mão e uma ideia na cabeça".
Desde o governo de Fernando Henrique Cardoso a ideia era sempre privatizar as empresas e o martelo na mão e a ideia na cabeça é exatamente isso vender os órgãos federais para empresas privadas. O martelo representa o leilão de quem da mais, quem no