PRISMA ESPECTROMETRO
PRINCÍPIO.
O prisma espectrómetro é calibrado com a ajuda de espectro de He. Os comprimentos de ondas das linhas espectrais de Hg, Cd e Zn são determinadas.
PROBLEMA
1. calibração do prisma espectrómetro usando espectro de He.
2. determinação da linha spectral mais intensa de Hg, Cd e Zn.
Fig.1: espectrómetro preparado para medir os espectros de Hg, Cd, e de Zn.
PREPARAÇÀO E PROCEDIMENTO
A prepara,cão do espectrómero é, como mostra a fig.1. o espectrómetro/ ganiometro e o prisma devem ser peparados de acordo com as intrunções de operação.
As lâmpadas espectrais obtém as suas máximas intensidades de luz depois de um período de aquecimento de aproximadamente 5min. deve-se ter a certeza de que o pequeno bloco de metal onde fica a lâmpada há livre circulação de ar através do ventilador. Antes de mudar ou trocar as lâmpadas espectrais elas devem ser arrefecidas coma ajuda de toalhas de papel ou panos própios para este tipo de operações, senão, se se usar umoutro material pode se dar o caso de colar no vidro. A escala de iluminação é usada para graver o espectro.
TEORIA E AVALIAÇÃO
Quando o comprimento de onda da luz , λ, passa através do prisma, ela é desviada. O ângulo de desvio depende da geometria do prisma e do ângulo de incidência. O índice refractor do prisma depende do comprimento de onda e também do ângulo de desvio.a fig. 2 mostra a calibração da curva para o especxtro de He (dispersão da curva), obtem-se o ângulo mínimo de desvio.
Fig. 2 – calibração da curva do prisma espectrómetro.
A excitação dos átomos resulta do choque de electrões. A diferença de energia produzida quando os electrões passam da fase de excitação E1 para o estado inicial E0 é emitida como um fotão com frequência f.
hf = E1 – E0 onde: h – é constante de plank e é igual à 6.63x10-34 joules/segundos
o operador de Hamilton ( não relativista) para os