PRION A MOLÉCULA ASSASSINA
PRION A MOLÉCULA ASSASSINA
ALUNO: ERIMAR GABRIEL SOUZA SILVA
Professor: Daniel Montagnini
Tema:
PRION A MOLÉCULA ASSASSINA.
Objetivos:
Trazer informações aos alunos sobre uma doença degenerativa que compromete o Sistema Nervoso Central destruindo as células, levando a morte Ovinos, Bovinos e Homens.
Metodologia:
Serão apresentados os conceitos em aula expositiva e dialogada sobre doenças causadas a partir da mutação de uma célula de proteína produzida no cérebro. Serão demonstrados a partir dos slides contendo figuras e textos complementares, afim de facilitar e promover o entendimento dos alunos.
Materiais e Métodos:
Datashow, Computador com PowerPoint para a apresentação em slides.
Conteúdo:
O que são?
Os príons são partículas de proteína (PrPcs), que não contêm nem sequer material genético. São capazes de invadir os neurônios cerebrais, atrapalhar os comandos de seu núcleo e, a partir daí, detonar os maiores estragos.
Variantes:
Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ)
Encefalopatia Espongiforme bovina (Doença da Vaca-louca)
Scrapie (carneiro e ovelha)
Como foram descobertas?
“Há cerca de quinze anos, os cientistas começaram a prestar atenção a um grupo de doenças degenerativas do sistema nervoso, chamadas Encefalopatias espongiformes, que ocorrem tanto em bichos como em seres humanos. Nelas, as células do cérebro se deformam e, depois, começam a desaparecer. A questão é que seu agente infeccioso nunca ficou muito claro. Centenas de testes mostravam que não era uma bactéria, um fungo, um vírus, enfim, não era nada conhecido. Esse agente, culpado e misterioso, terminou batizado com o nome de príon, que em si não significa algo em especial. Simplesmente, a palavra príon designa uma forma ou espécie de agente transmissível que a ciência ainda não conseguiu identificar. Contudo, é bem verdade, de uns dez anos para cá, começamos a ter cada vez