Princípios teóricos e filosóficos sobre a ação do pedagogo no ambiente da organização
1. De acordo com o texto proposto para estudo nesta unidade, defina:
a) Objetividade
R- Podemos definir a objetividade como uma forma de administrar os trabalhadores das empresas com vistas aos benefícios econômicos da empresa juntando a desempenho dos empregados com os objetivos da organização.
b)Subjetividade
R- Subjetividade é o que permanece de subjetivo no ser humano. É o que está em seu interior, sua singularidade e individualidade. No que refere-se ao trabalho, podemos dizer que é a maneira que o trabalhador expressa seus pensamentos, emoções e ações.
c) Fundamentado na leitura citada, produza um texto destacando as idéias que devem nortear o trabalho do pedagogo empresarial, levando em consideração a subjetividade quanto à objetividade.
R- O grande desenvolvimento científico e tecnológico dos últimos tempos tem trazido muitas mudanças nas organizações empresariais, no modo de produção e também nas relações humanas.
A Era da Informação influencia de forma veloz na educação e traz novos conhecimentos e uma quantidade de informações absurda. Todos devemos estar atualizados para conseguirmos um emprego melhor e informados sobre o que acontece ao nosso redor.
As empresas estão descobrindo a importância da educação no trabalho o que implica na contratação de pedagogos empresariais, desmistificando que é uma profissão que se limita ao trabalho nas escolas. O pedagogo empresarial é o mediador e o articulador de ações educativas no processo da gestão do conhecimento.
Deve desenvolver projetos educacionais, bem como planejar cursos de capacitação, realizar palestras, mostrar novas tecnologias, instigar a pesquisa, além de avaliar desempenho e desenvolver o treinamento dos funcionários, respeitando suas diferenças e seu tempo de aprendizagem.
O pedagogo empresarial tem como objetivo do seu trabalho: o funcionário ou a empresa. Atua no departamento de Recursos