Princípios, performance e planejamento de voo
a) Como o conceito de massa é melhor entendido, à luz das Leis de Newton? (1,0 ponto)
b) Como se pode interpretar o conceito de força, se a aceleração for entendida como sendo uma variação no estado de movimento? Contextualize isso, em termos das principais forças que agem na aeronave, com o voo nas seguintes condições: (2,0 pontos)
• Voo nivelado com velocidade constante;
• Subindo com velocidade constante;
• Descendo com velocidade constante.
- A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado; quanto maior a massa, maior a tendência de permanecer no seu estado de movimento. Ela também é a origem da força gravitacional, atuante sobre os corpos no Universo.
A massa inercial de um corpo é definida pela Segunda Lei de Newton como uma constante de proporcionalidade entre a força aplicada e a aceleração causada. A força, é a grandeza física (vetorial) capaz de alterar o estado de movimento de um corpo qualquer; é capaz de provocar a aceleração de um corpo, vencendo a inércia desse corpo e modificando-lhe a velocidade, seja na sua magnitude ou direção. Logo, se uma aeronave se encontra em um voo nivelado e com velocidade constante, não havendo, portanto, variação na sua aceleração e direção, tem-se que a resultante das suas forças se anula, havendo equilíbrio entre as mesmas - Sustentação (L) = Peso (W) e a Tração (T) é igual ao Arrasto (D)-. Em uma subida com velocidade constante, a componente do empuxo age como sustentação, acelerando a aeronave o suficiente para que a mesma vença a