princípios fundamentais de contabilidade
CONCORDÂNCIA é a igualdade de gênero e número entre substantivo e adjetivo, artigo, pronome e numeral, e igualdade de número e pessoa entre verbo e sujeito.
A concordância pode ser verbal e nominal.
É verbal quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito (Nossas fontes estão secando) e nominal quando o artigo, o adjetivo, o pronome ou o numeral se flexionam para concordar com o substantivo a que se referem (animais extintos, as árvores, nossas matas, dois pássaros)
1. SUJEITO SIMPLES (um só núcleo)
Nosso oxigênio está indo embora.
Suj. 3ª p.s. V. 3ª p.s.
Na frase acima, o verbo concorda com o sujeito em __________________ e _______________
Atenção para o sujeito posposto (sujeito colocado depois do verbo)
Verbo Sujeito (posposto)
Ocorrem desmatamentos
Aconteceram fatos estranhos.
EXERCÍCIO 1
Reescreva as frases abaixo, colocando no plural as expressões em destaque. Não se esqueça de efetuar a concordância verbal:
a) Ocorreu na semana passada uma séria crise política. ______________________________________________________________________ b) Acontece muito acidente nesta esquina. ______________________________________________________________________ c) Basta um minuto de silêncio para que eu termine de explicar a matéria. ______________________________________________________________________ d) Só me resta esta solução. ______________________________________________________________________
2. SUJEITO COMPOSTO (dois núcleos ou mais) Pássaros, plantas e animais estão sendo extintos Suj: 3ªpp Verb.3ªpp O pássaro, a panta e o animal estão sendo extintos. Suj. 3ª ps Verb3ª pp
Se o sujeito for composto por elementos da 3ª pessoa gramatical, o verbo irá também para a _____________________________________.
3. SUJEITO