Princípios Fundamentais de Contabilidade
Faculdade de Econ., Admin., Contab. e Ciência da Informação e Documentação (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais
Disciplina: Contabilidade Básica (semi-presencial)
Aluno: Victor Oliveira Eduardo
Matrícula: 05/94636
TAREFA 2
São Princípios Fundamentais de Contabilidade:
I) o da ENTIDADE: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
II) o da CONTINUIDADE: influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível. Constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.
III) o da OPORTUNIDADE: refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Como conseqüência e resultado deste principio, desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência. Este registro compreende elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários.
IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE (a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos