PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JÉSSICA RIBEIRO EVANGELISTA DA SILVA
RESUMO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
SALVADOR-BA
2014
JÉSSICA RIBEIRO EVANGELISTA DA SILVA
RESUMO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Resumo desenvolvido durante a disciplina de Contabilidade como requisito para obtenção de nota parcial referente a 1º unidade do 1º semestre.
Prof. Joselito Reis.
SALVADOR-BA
2014
DEFINIÇÃO DOS PRINCÍPIOS
A contabilidade é conduzida por um conjunto de leis de formação, chamadas de Princípios da Contabilidade, no qual servem para facilitar a utilização da contabilidade no dia a dia, representando as teorias fundamentais dessa ciência, no intuito de auxiliar o estudo dos bens e direitos de uma empresa.
RESOLUÇÃO CFC Nº 750 DE 29 DE DEZEMBRO DE 1993
A Resolução 750/93 estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Passando a representar a essência de doutrinas e teorias, ou seja, o núcleo central da própria Contabilidade, na sua condição de ciência social. Assim, de acordo com a Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes:
1. Entidade
O principio da entidade tem por finalidade reconhecer o Patrimônio como o objeto da Contabilidade, afirmando assim a autonomia patrimonial, ou seja, ele diferencia um patrimônio particular de uma pessoa física, dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção de lucro. Como exemplo: despesas particulares de pessoas físicas (administradores, funcionários e terceiros) não devem ser consideradas como despesas da empresa; bens particulares de administradores não devem ser confundidos ou registrados na empresa. Em resumo, nesta acepção, o