Princípios de microeconomia
Visão global: Ela não foca sua análise em uma empresa específica, como a
Administração de Empresas, e sim no mercado no qual esta empresa está inserida.
É parcial: para analisar um mercado isoladamente, considera que todos os outros mercados e variáveis são constantes. Em Economia, usa-se a expressão originária do latim coeteris paribus, que significa “tudo o mais permanecendo constante”.
Quando utilizada, indica que ao considerarmos a influência de uma variável sobre a outra, as demais variáveis que poderiam interferir na análise permanecem inalteradas. A Microeconomia também é chamada de Teoria dos Preços, porque são os preços que coordenam as decisões dos agentes econômicos no mercado.
Entendendo os Mercados:
Uma Introdução
Para iniciar, precisamos conceituar mercado. Originalmente, mercado significava um local onde os bens e serviços são comercializados. Mas com a evolução das formas de comercialização, mercado tornou-se um termo abstrato, sem necessariamente uma referência geográfica. Atualmente, podemos conceituar mercado como a interação entre compradores e vendedores de um produto ou serviço.
Mas quem são esses compradores e vendedores? Quando pensamos em vendedores, imaginamos empresas. Na maioria dos casos são as firmas que fornecem grande parte dos bens e serviços produzidos em uma economia, mas em alguns mercados, os vendedores são as pessoas, como por exemplo, o mercado de carros usados e o mercado de trabalho, no qual são as pessoas que “vendem” sua mão de obra para as empresas. O mesmo ocorre com o outro lado, quando pensamos em compradores imaginamos pessoas, que são as principais consumidoras de bens e serviços, mas asempresas também são consumidoras de serviços (como por exemplo, segurança, serviços contábeis, etc.) e de fatores de produção (matérias-primas, mão de obra). O governo também é consumidor de bens e serviços. Com isso, a primeira lição para entendermos o funcionamento de um mercado