Princípios de biossegurança aplicados aos laboratórios de ensino universitário de microbiologia e parasitologia
MACEIÓ
2012
APRESENTAÇÃO
Este manual contém informações básicas necessárias à organização, elaboração e apresentação do Plano Ação de gerenciamento de serviços de saúde hospitalar – Enfermagem na situação clínica, cirúrgica e de emergência, com o objetivo de orientar os acadêmicos (estagiários) na construção sistemática do instrumento final de avaliação das necessidades dos serviços de saúde nas unidades de internação hospitalar.
É uma proposta inicial que contempla elementos importantes a serem descritos pelo aluno em vias de conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem, além de destacar conhecimento técnico-científicos nas de saúde da criança, adolescente, adulto e idoso hospitalizados, em situações de urgência / emergência, aguardando confirmação diagnóstica ou de internamento seletivo para realização de procedimento clinico e ou cirúrgico. Proporciona, ainda, a realização de planejamento, sistematização da assistência e supervisão direta.
Esperamos instrumentalizar os educandos / aprendentes no processo de uniformização e apresentação do instrumento final de estágio.
Coordenação do Curso de Enfermagem
Preceptoras de Estágio
MODELO – PLANO DE AÇÃO
DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO:
1- O aluno deverá eleger um problema na unidade de atuação e traçar um planejamento de ações estratégicas com vistas à melhoria dos serviços prestados. Deverá ser construído em forma de tabela.
2- A participação no planejamento estimula a responsabilidade nas ações. A saúde não tem preço, mas tem custos. Os recursos são sempre escassos. Estabeleçam metas ousadas, porém viáveis. Qualquer contexto organizacional conta com as variáveis institucionais, organizativas, tecnológicas, sociais e individuais. A avaliação das ações deve ser contínua e periódica.