Princípios de administração científica taylor
Na segunda parte, Fundamentos de Administração Científica, Taylor diz que o principal objetivo dos sistemas de administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao mesmo tempo ao empregado, e que este é um dos fundamentos da “administração científica”, enquanto a maioria crê que os interesses são necessariamente contrários. Enumera três pontos que causam baixa produtividade (vadiagem no trabalho; desconhecimento da administração das rotinas de trabalho e do tempo necessário para realização de cada tarefa; falta de padronização das técnicas e métodos de trabalho) e demonstra na terceira parte através de estudos, que eliminando esses maus hábitos tem o aumento da produção de cada homem e de cada máquina.
Nesta parte, Taylor detalhou seu sistema, que tem enfoque no método científico para a realização das tarefas, seleção e treinamento de trabalhadores, supervisão e orientação dos trabalhos e consolidação da divisão do trabalho entre os operários, pela especialização de cada um.
A “administração científica” restringe apenas aos aspectos formais da organização. Não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise é feita