PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE
Princípios de sustentabilidade: uma abordagem histórica
Patrícia Pereira Vasques Gomes (UFF) patriciavasques@gmail.com
André Bernardo (UFF) andre_bsouza@terra.com.br
Gilson Brito (UFF) gilson@latec.uff.br
Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem histórica da evolução da temática da sustentabilidade ao longo das últimas décadas através de uma análise dos principais encontros temáticos mundiais para discutir a questão. Dos cinco princípios de sustentabilidade apresentados, dois são originados das Nações Unidas e os outros três foram produzidos por iniciativas empresariais. Como resultado da análise, estruturou-se um quadro comparativo,enfatizando os aspectos críticos de cada abordagem.
Palavras chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Princípios de
Sustentabilidade.
1. Introdução
O objetivo deste artigo é discorrer sobre os chamados princípios de sustentabilidade, buscando analisar a existência de uma relação entre eles. Os princípios foram desenvolvidos a partir de conferências, organizadas pela Organização das Nações Unidas e com apoio de outros organismos internacionais. Numa primeira abordagem busca-se estruturar os princípios nas dimensões clássicas: econômico, social e ambiental, do modelo do Triple Botton Line.
2. Revisão de literatura
2.1 Abordagem histórica
Desde a Primeira Guerra Mundial e a criação da Liga das Nações, com o objetivo de promover a cooperação, a paz e a segurança internacional, em 1920, tem-se uma vontade de pensar globalmente. Na Segunda Guerra Mundial e com a tragédia de Hiroshima levou o mundo a um pensamento coletivo para evitar uma tragédia como essa. Como conseqüência nasceu a Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945 traduzindo em um documento de grande percussão, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Este documento foi a primeira proclamação reivindicando os direitos básicos dos