princípios da legalidade e da isonomia
CURSO DE DIREITO
PRINCÍPIOS: DA LEGALIDADE E DA ISONOMIA. FUNDAMENTAÇÃO, FUNÇÃO E EXCEÇÕES
MANAUS-AM
OUTUBRO/2014
EDIMAR REIS DE OLIVEIRA
PRINCÍPIOS: DA LEGALIDADE E DA ISONOMIA. FUNDAMENTAÇÃO, FUNÇÃO E EXCEÇÕES
Trabalho acadêmico submetido à apreciação como requisito para a obtenção de nota para a disciplina Direito Tributário, ministrada pela profª.
Orientadora: Professora: Jaqueline Montenegro da Cruz
MANAUS-AM
OUTUBRO/2014
INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho trata de estudos feitos acerca dos princípios da legalidade e da isonomia, fundamentação, função e exceções. Entretanto, para que se alcançasse o resultado almejado, buscou-se subsídio na Constituição Federal de 1988 bem como em outras matérias do Direito, pois não caberia falar de legalidade ou igualdade sem considerar a supremacia da Constituição e outras matérias do Direito. Desse modo, o trabalho tem a pretensão de mostrar um breve estudo feito acerca dos princípios: da legalidade, visto que este princípio no direito tributário, garante ao contribuinte a existência de uma lei para criar e cobrar o tributo, pois não será imputada uma obrigação tributária ao contribuinte, sem antes observar as disposições legais quanto à criação e cobrança de um tributo, e da isonomia, uma vez que no mundo jurídico, todos são iguais perante a lei, como diz a redação do art. 5º da Constituição Federal. Portanto, a ideia desse trabalho é considerar sob uma perspectiva de análise, breve histórico, conceito, fundamentação, função e exceções desses princípios, ainda que apenas em suas características mais gerais.
PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
Não se pode falar em princípio da legalidade sem antes entender o seu conceito, para tanto, tornasse desde logo necessário,