Princípios da Física Quantica
A física quântica surgiu no fim do século XIX/início do século XX para tentar explicar a cor da luz emitida por determinados materiais a determinadas temperaturas. Para que se pudesse encontrar teoricamente o que era observado na prática, Max Planck supôs que a energia embutida nessa luz deveria ter valores bem determinados (não podia ter qualquer valor), ou seja, essa energia era "quantizada" (isso ficou provado por Einstein no seu trabalho sobre o efeito fotoelétrico). A partir daí os cientistas utilizaram estes conceitos para determinar propriedades dos movimentos em escala atômica (a chamada mecânica quântica). Como essas propriedades não podem ser determinadas absolutamente (pois nessa escala a medição interfere no movimento), estas foram definidas em termos de probabilidades. Daí o povo começou a achar que tudo é possível, já que, de acordo com a teoria quântica, você pode atravessar uma parede, ou coisa do gênero.
Há pouco mais de cem anos, o físico Max Planck, considerado conservador, tentando compreender a energia irradiada pelo espectro da radiação térmica, expressa como ondas eletromagnéticas produzidas por qualquer organismo emissor de calor, a uma temperatura x, chegou, depois de muitas experiências e cálculos, à revolucionária ‘constante de Planck’, que subverteu os princípios da física clássica.
Este foi o início da trajetória da Física ou Mecânica Quântica, que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e sub-atômicas, ou seja, entre as moléculas, átomos, elétrons, prótons, pósitrons, e outras partículas. Planck criou uma fórmula que se interpunha justamente entre a Lei de Wien – para baixas frequências – e a Lei de Rayleight – para altas frequências -, ao contrário das experiências tentadas até então por outros estudiosos.
A palavra “quântica” (do Latim, quantum) quer dizer quantidade. Na mecânica quântica, esta palavra refere-se a uma unidade discreta que a teoria quântica atribui a certas quantidades físicas, como