Princípios da ergonomia
O corpo humano deve trabalhar na vertical ou posição neutra onde encontra seu melhor ponto de equilíbrio, com baixo nível de tensão dos músculos em geral. Para que seja possível esta postura o posto de trabalho deve proporcionar: Altura adequada das bancadas: trabalho pesado, moderado ou leve.
* Princípio 2 Cadeira de Trabalho
Manter o tronco apoiado ajuda a aliviar a tensão muscular, durante a escrita manter a inclinação anterior do assento permitindo assim que utilize corretamente o assento e não posicionar-se na extremidade do mesmo.
Utilizar cadeira com rodízios a fim de evitar torcer o corpo e sim girar a cadeira, Quando possível inclinar a superfície de trabalho.
* Princípio 3 Diminuição do peso dos objetos
Diminuição do peso dos objetos deve ser uma prioridade constante em qualquer trabalho de ergonomia. Utilizar carrinhos com elevação manual lenta.
* Princípio 4 Reduzir ou eliminar esforços estáticos
Eliminar tronco encurvado corrigindo com altura adequada de bancada; Sustentação de cargas pesadas através principalmente de suportes e correntes; Evitar apertar pedais estando de pé se a frequência deste esforço for maior que 3 vezes por minuto, colocar o trabalhador sentado ou colocar atarefa para ser feita através de botões manuais; Evitar braços acima do nível dos ombros; Eliminar o manuseio movimentação e carregamento de cargas muito pesadas; Instituir a flexibilidade postural, pois é através desta que se consegue um bom revezamento dos esforços, sem sobrecarga.
* Princípio 5 Melhorar a Alavanca do Movimento
Melhoria de projeto de ferramentas manuais; motosserras, cortadeiras, etc... Aumento do cabo de ferramentas, especialmente quando envolver esforço de distorcer uma porca; Substituir o levantar por puxar; melhor ainda é empurrar.