Princípios da economia
Capítulo 1 (Dez princípios da economia)
- Como as pessoas tomam decisões
Princípio 1: As pessoas enfrentam tradeoffsSituação de escolha conflitante, isto é, quando uma ação econômica que visa à resolução de determinado problema acarreta, inevitavelmente, outros. (Exemplos: armas X manteiga; meio ambiente limpo X alto nível de renda; eficiência X igualdade – eficiência = propriedade da sociedade de obter o máximo possível a partir de seus recursos escassos; igualdade = propriedade de distribuir a prosperidade econômica de maneira igualitária entre os membros da sociedade;
Para conseguirmos o que queremos, precisamos abrir mão de outra coisa que gostamos. A tomada de decisões exige escolher um objetivo em detrimento do outro.
Princípio 2: O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la
A tomada de decisões exige comparar os custos e os benefícios de possibilidades alternativas de ação.
Custo de oportunidade: aquilo de que devemos abrir mão para obter algum item.
Princípio 3: As pessoas racionais pensam na margem
A pessoa racional, em geral, toma decisões comparando os benefícios marginais com os custos marginais.
O desejo de pagar por um bem baseia-se no benefício marginal que uma unidade extra deste proporcionaria (o benefício marginal, por sua vez, depende de quantas unidades a pessoa já possui).
Um tomador de decisões racional executa uma ação se, e somente se, o benefício marginal exceder o custo marginal.
Custo marginal: acréscimo (ou decréscimo) de custo total que ocorre quando se aumenta (ou diminui) a quantidade de bens produzida em uma unidade.
Benefício marginal: benefício extra que a próxima unidade que você comprar, vender ou consumir, gerará.Princípio 4: As pessoas reagem a incentivos