Princípios contábeis
Curso de Administração-Noturno Turma A
Contabilidade Geral
Os princípios Contábeis
Serra, 13 de Maio de 2013.
Silviane Fagundes, Priscila Queiroz.
Introdução:
Neste trabalho falaremos sobre os princípios contábeis. Que são os alicerces norteadores de toda a prática contábil e, portanto, formam a estrutura conceitual da Contabilidade. Ou seja, são as vigas mestras dessa estrutura. A organização administrativa envolve princípios contábeis que são base da conduta empresarial. Os princípios contábeis são o ponto de partida para a própria Ciência Contábil, são eles que fundamentam os conceitos, a teoria, e a prática desta ciência.
Os princípios Contábeis
Os Princípios Contábeis nada mais são do que normas a serem atentadas pelos profissionais durante o exercício da profissão. No Brasil, de modo semelhante, o Conselho Federal de Contabilidade publicou no início da década passada, através da Resolução CFC 750/93, os “Princípios Fundamentais da Contabilidade”, a serem seguidos pelos profissionais em exercício no território brasileiro.
A aprovação inicial do CFC sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade, no entanto, ocorreu ainda antes da edição da Resolução 750/93. Já no início da década de 1980, o Conselho Federal de Contabilidade emitiu a Resolução CFC nº 530/81, a qual já abordava o tema dos princípios contábeis. Esta, no entanto, fora substituída pela Resolução 750/93 com o objetivo de acompanhar a evolução da contabilidade naquela última década, a qual trouxe uma nova lista de Princípios Fundamentais de Contabilidade: Entidade; Continuidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Atualização Monetária; Competência. Um aspecto peculiar desta resolução é que esta resume todos os seus conceitos em apenas um único grupo: O de “Princípios”. Diferentemente da estrutura conceitual básica da Teoria da Contabilidade, a qual realizada uma hierarquização entre Postulados (Entidade e Continuidade), Princípios (Custo Histórico,