Princípios Contabeis
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
2º PERÍODO TURNO: NOITE SALA: 12
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS CONTÁBEIS
PROFESSOR: DANIEL
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Teresina(PI): 11 de Abril de 2013
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
1) HISTÓRICO
O estudo dos princípios da Contabilidade com o intuito de dar orientação para os contadores no exercício de sua profissão originou-se nos Estados Unidos na Década de 30. Posteriormente houve a preocupação com a uniformização dos Princípios que pudessem dar embasamento às normas e regras contábeis.
Os Princípios são aplicáveis na contabilidade, onde o objeto seja o Patrimônio das Entidades. Eles tornaram-se regras que passaram a ser aceitas e seguidas por todos, é a principal teoria que fundamenta a contabilidade.
2) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam o núcleo central da própria Contabilidade. Eles revestem-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circunstância.
No caso brasileiro, os princípios estão obrigatoriamente presentes na formulação das Normas Brasileiras de Contabilidade, verdadeiros pilares do sistema de normas, que estabelecerá regras sobre a apreensão, o registro, relato, demonstração e análise das variações sofridas pelo patrimônio.
Os princípios refletem o estágio em que se encontra a Ciência da Contabilidade, isto é, a essência dos conhecimentos, doutrinas e teorias que contam com o respaldo da maioria dos estudiosos da Contabilidade.
Com relação ao conteúdo, os princípios dizem respeito à caracterização da Entidade e do Patrimônio, à avaliação dos componentes deste e ao reconhecimento das mutações e dos seus efeitos diante do Patrimônio Líquido. Como os princípios alcançam o patrimônio na sua globalidade, sua observância nos procedimentos aplicados resultará automaticamente em informações de utilidade para decisões sobre situações concretas.