Princípio do Registro pelo Valor Original
Aula Nº 8 – Princípio do Registro pelo Valor Original
Objetivos da aula:
Nesta aula compreenderemos que o princípio do Registro pelo Valor Original destaca a necessidade de fluxos futuros de caixa como ponto comum de interesse entre os múltiplos e diversificados usuários da informação contábil.
A transparência e a realidade são as maiores aliadas, além da necessidade de saber o verdadeiro valor da entidade. Tenha uma ótima aula!
Na tentativa de atender a essa demanda, os Contadores no Brasil e na maior parte dos países, para efeito de divulgação ao público externo, optaram por valorar o ativo por seu valor de entrada passado (custo), no pressuposto de que este valor, por ser decorrente de uma transação de mercado, reflita o valor econômico do ativo no momento da sua ocorrência.
Aula 08 - Princípio do Registro pelo Valor Original
Apesar de numerosos e diversificados, os usuários da contabilidade demonstram um ponto comum de interesse, a predição de fluxos de caixa futuros, seja para confrontar a taxa de retorno com outros investimentos disponíveis (teoria do proprietário), ou para medir a capacidade do empreendimento em remunerar satisfatoriamente todos os agentes que com ele vierem a interagir (teoria do empreendimento). Assim, as incertezas com relação a acontecimentos futuros afetam as decisões presentes, o que faz surgir a questão de quão acurada é a expectativa dos acontecimentos futuros feitos pelos agentes.
Princípios e Normas Contábeis
1. Introdução
62
Anotações do Aluno
2. Aspectos Introdutórios
Trata-se do princípio contábil mais debatido, seja no meio contábil ou em áreas afins. A principal divergência não está apenas no fato de se utilizar um valor de mercado passado, em detrimento do mercado corrente ou futuro, para refletir o valor do ativo, mas também em qual mercado buscar a sustentação deste valor, ou seja, em mercado de entrada ou de saída. HENDRIKSEN & BREDA (1999, p.304)